BLOG CASA DAS TORNEIRAS

Blog, Dicas | 03/03/2022

Saiba como regular a pressão da água!

Quer saber como regular a pressão da água? Então, esse artigo da Casa das Torneiras é especial para você! Isso porque reunimos dicas imperdíveis para quem deseja diminuir ou aumentar a pressão em sistemas hidráulicos residenciais e civis.

Afinal, é preciso certificar-se de que a pressão na rede hidráulica de distribuição de água esteja em completa harmonia. Para que, então, ela pode permitir a circulação do líquido em todos os canos da sua instalação.

Quer garantir o bom funcionamento do sistema hidráulico da sua casa? Então, continue no artigo e confira as dicas que separamos para você!

Para começar, entenda o que é a pressão da água!

No momento da instalação hidráulica é preciso conhecer bem as redes de encanamentos que passam por seus ambientes. Afinal, o processo conhecido por fluxo e pressão da água deve atender as necessidades dos acessórios.

O fluxo é a quantidade de água que chega até a saída da peça, seja em torneiras ou chuveiros, por exemplo. Ele é expresso em litros por segundo ou minuto e, necessariamente, depende do diâmetro dos canos.

Enquanto isso, a pressão da água é a força com que a água saia da torneira, chuveiro ou mangueiras. Ela é medida em bares, portanto, pode ser expressa com um manômetro.

Qual a pressão de água ideal?

No geral, o indicado é que a pressão no sistema hidráulico seja de 3 bar, para evitar que riscos de grande pressão prejudiquem o funcionamento da rede.

Além disso, a pressão acima do nível indicado representa um desperdício de água e oferece riscos ao circuito de distribuição dos espaços.

Vale lembrar que a pressão e fluxo estão diretamente relacionados ao desperdício de água. Prova disso é que, caso tenha muita pressão, o consumo pode aumentar em até 20%.

Abaixo listamos alguns exemplos de pressão x gasto de água:

1. Pressão de 3 bar = vazão de cerca de 17 l /minuto;
2. Pressão de 4 bar = vazão de cerca de 20 l /minuto;
3. Pressão de 6 bar = vazão de cerca de 24 l /minuto.

Por fim, a pressão da água desregulada também está relacionada ao aumento no fluxo do encanamento. Assim, pode ocasionar vazamentos em registros, torneiras, emendas, sifões, caixas d’água e outros.

Como reduzir a pressão de água em casa?

Se você avaliou todo o sistema hidráulico e notou a necessidade de reduzir a pressão, o recomendado é instalar um redutor de pressão de água para hidrômetro.

A peça deve ser colocada no suprimento de água, logo após o hidrômetro e o registro de retenção. Além disso, procure instalá-lo em caixas d’água e demais redes que pedem a regulagem da pressão.

Então, o aparelho de funcionamento simples, e já calibrado em 3 bar, será responsável por reduzir a pressão sem limitar fluxo. Mas, também pode contar com manômetro que verifica a pressão de saída dos dispositivos.

Como aumentar a pressão da água?

Caso precise aumentar a pressão de saída da água, o ideal é apostar em uma válvula alternadora. A peça garantirá a utilização do máximo de pressão do sistema.

Além disso, ela está diretamente ligada à caixa d’água e ao abastecimento que chega da rua. E, conta com sistema inteligente que utilizará sempre o canal com maior pressão.

A válvula pode ser ligada à tabulação da casa e, caixa d’água. Dessa forma, ela ajuda a evitar maiores dores de cabeça, como o fato de haver pouca água para lavar a louça ou tomar banho.

Aposte no pressurizador

Outra excelente alternativa para quem deseja aumentar a pressão da água, o pressurizador de caixa d’água. Isso porque, esse sistema garantirá que a pressão chega do nível ideal em toda a rede hidráulica.

Como medir a pressão da água?

Se você está com dúvidas sobre a como regular a pressão da água do seu sistema doméstico, o ideal é procurar por um profissional. Afinal, um encanador experiente saberá identificar as medidas exatas para a rede hidráulica avaliada.

Mas, lembre-se que caso ocorra vazamentos, feche um pouco o registro principal da casa até que a devida solução seja tomada.

Os melhores acessórios hidráulicos estão na Casa das Torneiras!

Agora que você já sabe como regular a pressão da água, aproveite para encontrar torneiras para cozinha, banheiro e área gourmet na Casa das Toneiras. Além disso, adquira duchas e chuveiros modernos com o melhor preço do Brasil. Aproveite e boas compras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.