BLOG CASA DAS TORNEIRAS

Blog | 05/10/2021

Como desentupir ralo sem agredir o meio ambiente? Confira estas super dicas!

Saiba como desentupir ralo de maneira fácil, eficaz e sustentável, seguindo as dicas incríveis da Casa das Torneiras. Seja no banheiro ou na cozinha, esse problema comum tem solução quando se trata da forma correta.

Por isso, vamos propor maneiras seguras e, o mais importante, sem riscos para a natureza e para sua saúde. Acompanhe com a gente e coloque em prática essas recomendações. Confira!

Evite ao máximo os entupimentos

Primeiramente, precisamos saber quais as principais causas que levam um ralo a entupir. Dessa forma, você pode prevenir que isso aconteça ou, pelo menos, diminuir a incidência.

Ralo do banheiro

É comum entupir o ralo com restos de sabonete e cabelos. A dica é, dê preferência a um ralo com sistema click e, a cada banho, retire os fios que possam ter caído para não acumular. Quanto ao sabonete, pressione o restinho que sobrou na bucha para aproveitá-lo até o final.

como desentupir ralo click redondo

Ralo Click Redondo 15 x 15 – SC03

Ralo da cozinha

Restos de alimentos, pequenas cascas e gordura podem cair ou simplesmente jogamos na pia. Então, procure utilizar uma válvula com tampa e descarte o que acumula ali no lixo. Além disso, nunca despeje óleo usado no ralo.

como desentupir ralo - válvula de pia

Válvula Americana Metal Cromado Pia de Cozinha 3.1/2

Como desentupir ralo com boas práticas sustentáveis?

Não é somente resolver um problema e sim, fazê-lo de uma maneira sustentável. Afinal de contas, temos total responsabilidade por nossas ações até mesmo na hora de desentupir o ralo. Sendo assim, veja alguns procedimentos a seguir:

Utilize produtos naturais ou pouco agressivos

Alguns itens disponíveis no mercado são compostos de variações químicas prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Desobstruir os canos com produtos como Diabo Verde e soda cáustica, além de ser perigoso, contaminam o solo, rios e mares. Ademais, podem corroer os canos e tubulações, causando um transtorno ainda maior.

Em vez de sair comprando todo tipo de material de limpeza, dê preferência a ingredientes do dia a dia, a maioria encontrados na nossa cozinha. Faça receitas caseiras e comprove a eficácia, você vai se surpreender, veja só:

1 – Bicarbonato de sódio

Esse é um componente químico natural que serve para diversos fins. Em relação ao ralo, sendo um composto alcalino, vai agir na quebra das partículas de gordura. Consequentemente, o bicarbonato solta tudo o que está preso ao sebo que se forma, inclusive cabelos. Confira como utilizá-lo:

Ingredientes:

  • ½ copo de bicarbonato de sódio;
  • 3,5 litros de água quente;
  • 1 xícara de vinagre branco;
  • ½ limão espremido.

Modo de uso:

Despeje o bicarbonato pela válvula do ralo. Misture o vinagre e o limão e jogue logo em seguida. Essa mistura ácida possibilita a espumação do pó de bicarbonato, auxiliando em sua ação. Espere por cinco minutos e derrame a água quente para completar o processo. Se necessário, repita a operação.

2 – Sabão em pó

Apesar de ser um produto fabricado pelo homem, o sabão em pó é pouco agressivo e funciona muito bem. Ele age como um forte desengordurante e seu uso é muito prático. Despeje uma boa quantidade e em seguida coloque água fervente. 

Essa ação, além de desentupir, serve para prevenir a obstrução dos sifões se feita periodicamente. E lembre-se: muita atenção ao despejar a água fervente, faça com todo cuidado para não se queimar.

3 – Sal

O sal, juntamente com o vinagre, age de forma similar ao bicarbonato de sódio. Jogue-os no ralo e, em seguida, despeje água bem quente por cima, tampando o orifício por alguns minutos para deixar agir. Após o procedimento, caso precise, mexa com o auxílio de um cabo de vassoura.

Outros aliados no desentupimento do ralo

Se a obstrução for causada apenas por cabelos ou pelos, pegue um cabide de arame e faça um gancho, enfiando o mais fundo que conseguir. Assim será fácil retirar uma grande quantidade de tufos e outras sujeiras que estão grudadas.

Outra forma é utilizar o sistema de pressão. Mas, se você não tiver em casa um desentupidor, não se preocupe, pode usar uma simples garrafa pet. Basta enchê-la com aproximadamente 1 litro de água e encaixar seu bico no ralo, apertando e soltando o mais forte possível. É eficiente e não necessita de produto nenhum.

Saiba quando contratar um serviço especializado

Dependendo do nível de entupimento, é possível que seja necessária a contratação de uma empresa qualificada. Então, se com todas essas dicas o problema persistir, não arrisque danificar seu encanamento. Consulte um profissional.

Casa das Torneiras: invista em válvulas e ralos de qualidade!

Agora que você já sabe como desentupir ralo, na Casa das Torneiras, você encontra qualidade em válvulas de pias de cozinha e banheiro, além de ralo com tampa, que evita seu entupimento. Não deixe de conferir a variedade da loja e aproveite o melhor preço do Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.