BLOG CASA DAS TORNEIRAS

Blog, Dicas, Tendências | 16/03/2023

Dia Mundial da Água: invista no uso consciente com a Casa das Torneiras!

Neste Dia Mundial da Água, celebre a data com algumas mudanças de hábitos importantes para o investir no uso consciente da matéria. Afinal, evitar o desperdício, reduzir o consumo e reaproveitar a água são atitudes que podem ser tomadas para cuidados com esse recurso natural essencial.

A data de 22 de março Dia Mundial da Água, nasceu com o foco na conscientização da população a respeito da substância essencial para a vida no planeta. Pensando nisso, a Casa das Torneiras preparou um artigo completo sobre o assunto. Confira!

Por que foi criado o Dia Mundial da Água?

O Dia Mundial da Água foi criado em 22 de março de 1992, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões importantes envolvendo recursos hídricos.

Assim, a data visa apresentar a importância de cuidar das fontes de água, essenciais para a nossa sobrevivência. O corpo humano, por exemplo, necessita do consumo de água para diversos processos, como a manutenção da temperatura corpórea e o transporte de substâncias.

Dia Mundial da Água | Por que foi criado o Dia Mundial da Água | Blog Casa das Torneiras

Já em casa, é fundamental para realizar tarefas domésticas básicas, como lavar a louça, roupa e limpar a casa. Além, é claro, de ser utilizada no preparo de alimentos em todos os horários das refeições.

Origem do Dia Mundial da Água

Com objetivo de ampliar a discussão sobre a importância da água e da necessidade — urgente — de manter esse recurso natural disponível no meio ambiente, surgiu o Dia Mundial da Água.

Além de instituir a criação da data, a ONU divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água ordenada em dez artigos. Alguns trechos dela são:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2 – A água é a seiva do planeta;

3 – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e limitados;

4 – O equilíbrio e o futuro de planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5 – A água não é somente herança de predecessores, ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6 – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa, que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7 – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;

8 – A utilização da água implica respeito à lei;

9 – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10 – O planejamento da gestão da água deve considerar a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Disponibilidade da água para uso humano

Do total de água disponível no planeta, 97% é salgado, disponível nos mares e oceanos. Portanto, apenas, 3% é água doce. Mas, dessa pequena porcentagem, pouco mais de 2% estão nas geleiras, o que deixa um percentual de menos de 1% disponível para consumo.

Então, apesar de mais de 70% da superfície da Terra ser coberta por água, é preciso ter atitudes que garantam cuidados básicos com o consumo consciente desse recurso que, segundo a “Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, por meio da Resolução A/RES/64/292, é um direto humano.

Como evitar o desperdício de água?

Agora que você já sabe mais detalhes sobre a necessidade de evitar o desperdício de água, é preciso adotar hábitos saudáveis para o consumo diário. A seguir, separamos dicas importantes, confira!

  • tome banhos mais curtos e mantenha o chuveiro fechado ao se ensaboar. Dessa forma, é possível evitar o desperdício de cerca de 80 litros de água;
  • feche a torneira ao escovar os dentes. Essa ação gera uma economia de 12 a 80 litros de água;
  • fique atento a vazamentos de torneiras e descargas. Isso, pois, o gotejamento da desperdiça cerca de 1 litro de água por minuto;
  • mantenha a torneira fechada ao ensaboar a louça. Esse gesto economiza cerca de 200 litros de água;
  • não despeje óleo no ralo da pia. Para se ter uma ideia, 1 litro de óleo pode contaminar até 400 mil litros de água;
  • utiliza a capacidade máxima da máquina de lavar para usá-las menos vezes na semana. Além disso, armazena a água do enxágue para realizar outras tarefas domésticas.

Ainda, também é importante evitar o uso de duchas de alta pressão. Afinal, apenas de serem usadas para dar a sensação de massagem no corpo, elas são inimigas do consumo consciente de água.

Isso, pois, têm uma vazão grande, de 20/30 litros por minuto. Então, um banho de 10 minutos em um chuveiro de 30 litros por minuto gasta em média 300 litros de água, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o consumo consciente por habitante é na ordem 112 litros por dia.

Celebre o Dia Mundial da Água com a Casa das Torneiras!

Chegou a hora de adquirir as melhores torneiras para sua casa com preços imperdíveis e entrega para todo o Brasil. Acesse agora a loja virtual da Casa das Torneiras e aproveite as ofertas do Dia Mundial da Água.

Conheça nossas condições de pagamento e parcele suas compras em até 6x sem juros no cartão*. Se preferir, pague no boleto bancário e ganhe 3% OFF. Boas compras!

*Consulte as condições

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.