BLOG CASA DAS TORNEIRAS

Blog, Dicas, Reforma | 25/09/2023

Descubra as melhores dicas para escolher torneiras para jardim com a Casa das Torneiras

Escolher a torneira para jardim certa faz toda a diferença na eficiência e funcionalidade do espaço ao ar livre. Afinal, quando bem selecionadas, elas não apenas fornecem água corretamente, mas podem economizar recursos hídricos e simplificar a manutenção da área externa.

No entanto, com a ampla variedade de opções disponíveis no mercado, encontrar a torneira com encaixe para mangueira que atenda a necessidades do seu jardim, pode não ser uma tarefa tão simples.

Quer saber algumas dicas para você acertar na escolha e garantir o melhor investimento para a área verde da sua residência ou empresa? Então, continue lendo este artigo da Casa das Torneiras!

qual o tipo de torneiras para jardim: saiba como escolher na Casa das torneiras

Quais os tipos de torneiras para jardim?

Existem vários tipos de torneiras projetadas para uso em jardins, cada uma com suas próprias características e aplicações específicas. Por isso, separamos os principais modelos, veja abaixo:

1. Torneiras para mangueira

Possuem extremidades rosqueadas para conectar mangueiras. Além de válvula de controle de pressão para ajustar o fluxo de água conforme o necessário. Assim, são ideais para o jardim por facilitarem a manutenção e jardinagem. 

2. Torneiras para tanque

Comuns em lavanderias e áreas de serviço, onde são usadas para encher baldes, lavar roupas e executar outras tarefas domésticas. Elas costumam ser torneiras de alavanca, com um design funcional para facilitar o enchimento de recipientes grandes. 

3. Torneira para Jardim ¾

Com rosca de extremidade de diâmetro de 3/4 de polegada, estas torneiras são, geralmente, usadas em locais onde é necessário um fluxo de água mais robusto, como ferramentas de jardinagem que requerem uma quantidade significativa de água. 

4. Torneira para Jardim ½ 

Possui uma rosca com diâmetro de 1/2 de polegada e são frequentemente usadas em situações onde a demanda por água é menor, como pequenos jardins, vasos de plantas ou para tarefas de jardinagem leves. 

5. Torneira de esfera

Usa uma esfera como componente de controle do fluxo de água. Geralmente operada por uma alavanca ou uma manopla que gira para abrir ou fechar a torneira. As pessoas conhecem esse tipo por sua durabilidade e facilidade de uso.

Isso porque a esfera interna permite o controle preciso do fluxo de água e evita vazamentos. Além disso, são frequentemente usadas em jardins e quintais devido à sua capacidade de lidar com variáveis pressões ​​de água e condições externas.

6. Torneiras com 2 saídas

Como o nome sugere, possui duas saídas separadas para água. Isso significa que pode conectar duas mangueiras, dispositivos ou acessórios à mesma torneira, permitindo cobrir diferentes áreas do jardim simultaneamente.

Elas são especialmente úteis em jardins grandes ou quando você precisa de tarefas múltiplas ao mesmo tempo, como regar um canteiro de flores enquanto enche um balde. 

Contudo, é importante notar que, ao usar uma torneira de 2 saídas, o fluxo de água pode ser dividido entre as saídas, então deve ajustar o fluxo em cada uma conforme necessário.

7. Torneiras monocomando

A torneira misturador de água quente e fria possui design moderno e funcional, que acrescentam um toque elegante aos espaços de lazer, portanto, é ideal para área gourmet, por exemplo. 

Além disso, unificam o controle de temperatura da água em uma única alavanca, proporcionando conveniência e praticidade.

Qual a melhor torneira para jardim?

A escolha da melhor torneira para jardim depende do tamanho da área, da necessidade de pressão d’água, durabilidade e facilidade de uso. 

Por isso, opte por peças em materiais resistentes, como latão ou aço inoxidável, bem como modelos com conexão de 3/4 polegadas para maior fluxo de água em jardins maiores. 

Além disso, opte por modelos de marcas reconhecidas pela qualidade, uma torneira para jardim Deca, por exemplo. 

Como escolher torneiras de jardim?

Então, ao comprar uma torneiras de jardim, é importante considerar os seguintes fatores, como:

1. Tipo de torneira

Existem várias opções de modelos disponíveis no mercado, cada uma com aplicações e características distintas. Assim, escolha entre peças de esferas, ½, com conexão para mangueira, a que atenda melhor a necessidade do seu jardim.

2. Material

Geralmente feitas de metal, como aço inoxidável, bronze ou latão,  materiais resistentes à corrosão e ao desgaste. Também existem torneiras de plástico, sendo mais leves e baratas, mas menos duráveis.

3. Acabamento

O acabamento cromado é o mais comum e é o que oferece a melhor aparência. Já o niquelado é durável e o escovado é resistente a arranhões.

Por fim, não deixe de considerar o tamanho da área e plantas que serão irrigadas no jardim, bem como a frequência de uso. Uma vez que isso pode impactar na durabilidade e resistência da peça. 

Encontre as melhores torneiras para jardim na Casa das torneiras!

Agora que já sabe como escolher a torneira para o seu jardim, confira os modelos disponíveis na Casa das Torneiras e adquira peças de grandes marcas com excelente custo-benefício em até 6x no cartão*. Boas compras!

* Consulte condições!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.