BLOG CASA DAS TORNEIRAS

Blog | 25/11/2021

Válvula de descarga: conheça os tipos e faça a escolha certa!

A válvula de descarga é uma peça hidráulica essencial para a higienização do vaso sanitário e deve ser escolhida com total atenção. Mas, diante de tantos modelos e mecanismos diferentes, como acertar na escolha?

Para te ajudar com essa questão, a Casa das Torneiras traz, neste artigo, os principais tipos de válvulas. E ainda, como funcionam e os acabamentos disponíveis para o seu banheiro. Assim, você cuida da eficiência sem abrir mão da beleza. Confira!

Principais válvulas de descarga

Os dispositivos de descarga evoluíram demais nos últimos tempos. Hoje em dia, o sistema não se restringe mais àquela caixa lá no alto onde você puxava uma cordinha. Houve muitas mudanças com o intuito de deixar tudo mais prático e funcional. Dentre os modelos mais comuns atualmente, temos:

Válvula de descarga de parede

A principal característica da válvula de descarga de parede é o modo de instalação, porque a mesma fica embutida e conectada diretamente ao encanamento. Sendo assim, é considerada uma opção discreta e harmoniosa para a decoração do banheiro. No geral, esse modelo fica posicionado acima do vaso sanitário.

Além disso, ao acioná-la, você pressiona manualmente uma mola interna. Dessa forma, há autonomia quanto ao controle da vazão, resultando em uma limpeza mais efetiva. Outra vantagem é o aumento da pressão da água, devido à ligação direta e independente com a saída da caixa d’água.

válvula de descarga Hydra cobre

Válvula Hydra descarga Deca Max Clean Pro 1.1/2

Lindos acabamentos de parede

Para completar e, ao mesmo tempo, proporcionar um belo visual, a Casa das Torneiras oferece o que há de mais moderno e inovador. Por exemplo, o acabamento para válvula Docol Salvágua Gelo Polar.

Acabamento para válvula de descarga com duplo acionamento branco Docol

Acabamento para válvula descarga Docol Salvágua Gelo Polar 

Além de contar com um design clean, possui dois botões para escoamento, melhorando o controle de saída. Assim, você poupa água sem deixar de proporcionar a limpeza que necessita, tanto para dejetos líquidos quanto sólidos.

Outro produto que faz a diferença em seu banheiro é o acabamento para válvula Hydra branco. Versátil, essa peça clássica combina com qualquer ambiente e dispõe de um ótimo custo-benefício. E você ainda conta com a qualidade de uma marca referência no ramo.

Acabamento para válvula de descarga branco Hydra

Acabamento para válvula de descarga branco Original Hydra Max Deca

Caixa acoplada

Atualmente, é um dos mecanismos mais populares do mercado. Isso porque, sua instalação é simples e acessível, sem precisar mexer em tubulações ou quebrar a parede. Sendo assim, facilita também na hora de fazer manutenções.

Sua operação consiste, basicamente, em despejar no vaso a água armazenada na caixa acoplada após o acionamento do botão. Dessa forma, como a caixa já libera uma quantidade limitante de água, essa é uma excelente maneira de economizar!

Mecanismo completo para caixa acoplada Censi

Mecanismo completo descarga cx. acoplada c/ botão superior Universal Censi

Dicas de conservação e uso

Agora que você já está familiarizado com os sistemas de descarga mais empregados nas residências, saiba que é importante também se atentar às boas práticas de utilização. Então, confira essas dicas super benéficas que contribuem para a durabilidade e controle de gastos:

1 – Evite apertar com força os botões

O ideal é acioná-los apenas uma única vez a cada uso. Essa prática evita o desgaste desnecessário das peças, principalmente das responsáveis pelo acionamento da descarga.

2 – Preste atenção na mola da válvula de parede 

Diante de qualquer alteração em seu funcionamento, verifique a regulagem da mola da válvula de descarga de parede. Ainda mais se constatar qualquer vazamento ou diminuição da eficácia na limpeza do vaso. Nesses casos, chame um profissional especializado para realizar a manutenção.

3 – Acionamento duplo

Tanto para o sistema acoplado quanto de parede, dê preferência ao acionamento duplo de descarga. Isso porque, a economia de água é grande, podendo chegar ao dobro, e a redução na conta é significativa.

Casa das Torneiras: materiais hidráulicos com os menores preços do Brasil!

Confira na loja on-line a seção de hidráulica e adquira registros, válvulas, conexões e muitos outros materiais essenciais para sua obra. Afinal de contas, temos tudo o que você precisa com condições de pagamento facilitadas, como o PIX, rápido e seguro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *