BLOG CASA DAS TORNEIRAS

Blog | 06/02/2020

Como escolher torneira para cozinha? Confira nosso guia completo

Neste guia, vamos te mostrar como escolher torneira para cozinha com muita facilidade. Aliás, são tantos modelos diferentes, com suas próprias características e funcionalidades, que é totalmente compreensível se perder na hora da compra.

Antes de tudo, vejamos alguns detalhes importantes antes de optar por qualquer modelo de torneira, seja gourmet, monocomando, de LED, com filtro acoplado, flexível ou até uma simples.

Uma torneira de cozinha deve ser escolhida para ter um equilíbrio perfeito entre função, design e praticidade. Isso porque, são peças que utilizamos em casa com frequência.

Neste guia, responderemos as principais dúvidas, tais como:

  • Qual a melhor opção: torneira de bancada ou de parede?
  • Torneiras simples, com misturadores ou temporizadas?
  • Qual a altura ideal para a torneira de cozinha?
  • Torneira de Metal ou de Plástico: qual o melhor material?

Leia até o final e confira nossa dica bônus!

Vamos lá?

Qual a melhor opção: torneira de bancada ou de parede?

Torneira cromada instalada em uma pia de cozinha

A principal diferença entre esses dois modelos é o seu local de instalação, como o próprio nome indica. Mas respondendo a dúvida: depende!

Essa resposta pode variar entre 3 principais fatores:

  • Encanamento da sua casa;
  • Sua preferência;
  • Modelo da sua pia ou cuba.

Encanamento da sua casa

Para ambos os tipos de torneiras, você precisa verificar qual o encanamento da sua cozinha, porque a torneira escolhida tem que se adequar ao ambiente.

Ao escolher uma torneira de parede, por exemplo, você precisa se certificar de que possui um ponto de saída de água na parede perto da pia. Se não, será preciso fazer uma pequena reforma.

Sua preferência

Outro ponto a ser considerado para escolher a torneira ideal de cozinha, é o seu gosto.

Para exemplificar, uma torneira de parede pode proporcionar mais amplitude do que uma de mesa, já que a mesma não compromete nenhum espaço da bancada.

Então, se o local da sua pia da cozinha não é grande, seria melhor você optar por uma torneira de parede. Dessa forma, não atrapalha nenhuma atividade na cozinha. 

Modelo da sua pia ou cuba

Último fator para ser levado em consideração, mas não menos importante, é o modelo da sua pia ou cuba. É fundamental existir espaço suficiente entre a torneira e a pia, pois isso pode comprometer a eficiência nos afazeres.

Além disso, é importante estar atento ao tamanho da torneira, que deve ser proporcional ao da cuba, bem como a direção do jato de água, que deve ser direcionado ao centro do ralo. Caso fique mais à frente ou atrás, a água pode escorrer pelas laterais, causando um total desconforto e inconveniência.

Torneiras simples, com misturadores ou temporizadas?

Pedaços de papéis quadrados e coloridos, um com desenho de um ponto de interrogação e outro com desenho de uma lâmpada

Como escolher torneira para cozinha entre os modelos simples, com misturadores ou temporizados? Essa questão é de grande importância porque influencia em aspecto funcional e decorativo. Por isso, vamos abordar brevemente a diferença entre os estilos para que você possa escolher qual é a melhor opção para sua casa.

Torneiras simples

As torneiras simples ou básicas não possuem o recurso de escolher a temperatura, controlar a vazão e só contam com um único registro para a saída de água.

Torneiras com misturadores

Já os modelos de torneiras com misturadores permitem o controle da temperatura e a saída de água, podendo até ter um único registro, que, nesse caso, é chamada de torneiras monocomando.

Por possuir apenas uma alavanca, esse modelo sofisticado de torneira é bem simples e fácil de operar, com apenas com uma mão. Então, se você está à procura de uma torneira que te proporcione praticidade, agilidade e ainda traga um belo design para o seu ambiente, a torneira monocomando é uma excelente escolha para você.

Saiba mais em Torneira Monocomando: tudo o que você precisa saber

Confira agora alguns dos melhores modelos de torneiras monocomando que temos disponível na Casa das Torneiras:

Torneira Cozinha Gourmet Misturador Monocomando

Como escolher torneira para cozinha? Na foto, torneira gourmet cromada monocomando

Athenas Black Torneira Misturador Monocomando

Torneira Misturador Monocomando Athenas Black

Black Pull Down Torneira Cozinha Gourmet Monocomando

Torneira Cozinha Gourmet Monocomando Black Pull Down

Torneiras temporizadas

As torneiras temporizadas surgiram com um propósito ecológico.

Isso porque, possuem temporizador e às vezes vêm até com sensor de movimento. Portanto, esse tipo de torneira busca economizar na saída de água e previne acidentes como esquecer a torneira aberta por muito tempo.

Ela é muito utilizada em estabelecimentos comerciais onde há banheiros públicos, proporcionando assim mais economia e sustentabilidade para o meio ambiente.

Qual a altura ideal para a torneira de cozinha?

Torneira ligada lavando tomates cereja em uma pia de cozinha

As tarefas executadas na pia da cozinha exigem um espaço confortável para lavar louças e alimentos. Portanto, é imprescindível verificar se há espaço suficiente para as atividades do dia a dia.  

Então, considere que entre a bica de onde sai a água e a bancada da pia, precisa haver uma distância de pelo menos 30 cm de altura, seja sua torneira de bancada ou parede.

Torneira de Metal ou de Plástico: qual o melhor material?

No mercado, existem dois tipos de materiais diferentes para torneiras de cozinha, são eles: metal ou plástico ABS.

As torneiras desenvolvidas com plástico ABS, geralmente são as mais baratas, porém, lá vem aquele famoso ditado: “O barato sai caro”! Nesse caso, é exatamente isso que acontece. Esses tipos de torneiras, geralmente, possuem pouca durabilidade e resistência.

Já os modelos fabricados em metal, apresentam o miolo feito de latão, ligas de cobre, zinco e aço inoxidável, portanto, são mais duráveis. Além disso, o acabamento externo é produzido com metal cromado, que oferece resistência aos processos de corrosão e oxidação.

Como prometido… Dica Bônus!

Gif de uma das gêmeas Olsen festejando a dica bônus do post "Como escolher torneira para cozinha"

Promessa feita, promessa cumprida.

Nossa dica bônus desse guia é um modelo de torneira para cozinha que pode te proporcionar ainda mais praticidade e agilidade: a torneira com filtro acoplado.

O principal ponto que a diferencia das demais torneiras é que, além de contarem com uma bica para lavagem, também acompanham um filtro embutido na lateral, responsável por fornecer água potável a qualquer hora do dia.

Confira os principais modelos de torneiras com filtro:

Torneira Cozinha Metal Cromado Flexível de Parede com Filtro

Torneira de cozinha em metal cromado flexível com filtro

Torneira Filtro Cozinha Monocomando de Bancada

Torneira para cozinha monocomando com saída para água filtrada

Como escolher Torneira para Cozinha com o melhor preço?

Essa é fácil! A Casa das Torneiras oferece durabilidade, design inovador e custo-benefício! Além disso, temos mais de trezentos produtos cadastrados na loja online, sendo 99% diferentes tipos de torneiras para atender qualquer necessidade.

Sendo assim, na hora de escolher a torneira ideal para os cômodos da sua casa ou empresa, lembre-se da líder do mercado, da pioneira no ramo de torneiras com o melhor preço do Brasil!

Agora queremos saber de você! O que você achou do nosso guia completo de como escolher Torneira para Cozinha? Deixe sua opinião nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *