BLOG CASA DAS TORNEIRAS

Blog, Dicas, Reforma | 24/07/2023

 Manutenção de torneiras: descubra dicas e cuidados com a Casa da Torneiras

Realizar a manutenção de torneiras regularmente é essencial para garantir a vida útil e o bom funcionamento desses itens que desempenham um papel fundamental em nossas residências. 

Afinal, quando negligenciadas, podem causar problemas como vazamentos e mau funcionamento. Além de resultar no desperdício d’água e gastos elevados para o bolso.

Por isso, neste texto, a Casa das Torneiras compartilha tudo o você precisa saber sobre manutenção de torneiras, bem como mantê-las em bom estado. Confira!

O que é reparo de torneira?

O reparo é parte fundamental de uma torneira, pois nele, estão localizadas as principais estruturas de vedação interna do metal. Esses vedantes, podem ser anilhas de borrachas ou cerâmicos, sendo os responsáveis por controlarem o fluxo de água conforme os comandos executados nas alavancas. 

Embora a maneira como você utiliza e cuida da peça influencia na durabilidade, todas as torneiras têm vida útil limitada, uma vez que os componentes internos desgastam e precisam ser substituídos com o tempo. 

É o caso do reparo. Nas torneiras mais antigas, o desgaste nas anilhas de vedação são comuns, já que elas se deterioram no decorrer do tempo e do uso. Sendo assim, em algum momento será necessário substituí-la. Contudo, a tarefa é bem simples e com baixo custo.

o que é manutenção de torneiras | Blog Casa da Torneiras

Como aumentar a vida útil da torneira?

De modo geral, a maneira de utilizar e cuidar do objeto tem impacto significativo para prolongar a vida útil da peça. Sendo assim, aqui vão algumas dicas de cuidados e de como realizar a manutenção de torneiras corretamente:

1. Faça reparos preventivos

Não deixe para verificar se há sinais de desgaste, como vazamentos e mecanismos duros na hora de abrir ou fechar, para realizar algum reparo. Assim, se notar que algo está errado, adote medidas para corrigir o problema.

2. Verifique as borrachas e componentes internos

É natural as peças se desgastarem com o tempo, fazendo com que a torneira apresente um mau funcionamento. Por isso, se necessário, troque as peças para assegurar que ela esteja operando corretamente.

Além disso, evite apertar demais a torneira, isso pode danificar os componentes internos e favorecer vazamentos.

3. Limpe regularmente

Use água e sabão neutro para remover a sujeira e gordura que geralmente se acumulam no metal. Lembre-se de limpar o arejador da torneira para garantir melhor fluxo de água. 

Como saber o tipo de reparo da torneira?

Seja reparo de torneira de cozinha, banheiro ou área de serviço, quando se trata de manutenção, saber identificar o tipo de componente necessário é fundamental para realizar a troca adequadamente.

Então, para identificar o tipo de reparo necessário para a sua torneira, você pode seguir os seguintes passos:

  • Observe o mecanismo da torneira: verifique se é uma torneira Para identificar o tipo de reparo necessário para a sua torneira, você pode seguir os seguintes passos:
  • convencional, que requer várias voltas para abrir e fechar, ou um modelo de ¼ possuindo movimento mais rápido para controlar o fluxo de água;
  • Atente-se aos sinais apresentados: confira se há vazamentos, gotejamentos ou dificuldade em fechá-la completamente. Esses indícios podem evidenciar problemas específicos no reparo; 
  • Desmonte a torneira: com o auxílio de ferramentas, abra a torneira com cuidado. Remova a alavanca ou o volante dependendo do modelo;
  • Inspecione o reparo existente: verifique se possui anilhas de vedação de borracha ou cerâmica, elas podem servir de modelo na hora de comprar novas. As anilhas de borracha são comuns em torneiras convencionais, enquanto as de cerâmica são encontradas em modelos de ¼ de volta
  • Consulte o manual ou fabricante: Se ainda tiver dúvidas sobre o reparo ou se não conseguir identificá-lo corretamente, consulte o manual de instruções fornecido com a torneira.
imagem de uma torneira pingando, necessitando de manutenção de torneira.

Casa das Torneiras: excelência em torneiras!

Agora você já sabe como fazer a manutenção de torneiras, bem como escolher o tipo certo de reparo de torneira de banheiro e cozinha. Acesse a nossa loja on-line e adquira acessórios incríveis para a sua casa.

Aproveite as ofertas da Casa das Torneiras e compre em até 6x sem juros no cartão*. Se preferir, pague no boleto e ganhe 3% OFF. Boas compras!

*Consulte as condições

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.