BLOG CASA DAS TORNEIRAS

Blog | 01/02/2022

Possui uma torneira vazando em casa? Aprenda a fazer os reparos básicos

Ter uma torneira vazando no ambiente é sempre um transtorno, pois por mais que só esteja gotejando, há grandes desperdícios de água. E quando a vazão é pequena, é possível fazer os reparos sem ter que gastar muito chamando o encanador.

Então, para aprender a lidar com essa situação da melhor forma, consertar sem danificar o utensílio, a Casa das Torneiras traz esse artigo instrutivo. Tudo para você arregaçar as mangas e desenvolver seu lado Do It Yourself. Vamos lá?!? 

1° Passo – Identifique o problema

Antes de tudo, precisamos saber a causa do vazamento. Isso pode estar relacionado ao tipo da peça, pois cada uma possui seu próprio mecanismo. 

Claro que, para os modelos mais complexos, que dispõem de muitas funcionalidades, o ideal é chamar um profissional qualificado. Quanto aos exemplares simples, veja a seguir o que pode ter ocorrido:

Torneiras Convencionais

As torneiras convencionais, que são comuns nas residências, geralmente o dano é fácil de resolver. Isso porque, na maioria das vezes, o problema está na borracha de vedação. 

Como elas são acionadas com várias voltas para abri-la até o final, esse vedante se desgasta e resseca, não cumprindo mais o seu papel de obstruir as frestas entre as conexões. Dessa forma, surge o pinga-pinga.

Torneira vazando

Torneiras ¼ de volta

Outra bem popular nas casas é a torneira ¼ de volta, que liga e desliga com apenas um movimento de 90 graus na alavanca, facilitando a manipulação. Esse tipo não possui borrachinha, pois conta com uma vedação cerâmica em seu interior.

Por isso, elas são mais modernas e duráveis. De qualquer forma, quando acontece o escoamento anormal, provavelmente se resolve com a substituição de um componente do sistema, a troca do reparo interno completo ou uma simples limpeza das partes.

2° Passo – Consertar a torneira vazando

Identificada a origem da vazão, vamos aprender a contê-la. Para isso, separe as ferramentas e os materiais básicos a serem utilizados nesse serviço. São eles: óleo lubrificante, chave inglesa ou soquete, chave de fenda ou chave Philips, alicate e, por fim, o vedante novo (reparo).

Kit reparo Original da marca Docol acionamento Pressmatic

Kit Reparo Original Docol do Acionamento Pressmatic Compact

Troca da vedação da torneira comum

  • Feche o registro da tubulação correspondente ao local do vazamento;
  • Abra a torneira com o intuito de deixar sair toda a água retida;
  • Aplique o lubrificante para desemperrar, facilitando o rosqueamento;
  • Com a chave inglesa, gire até remover a parte superior, mas cuidado para não “machucar” o metal. Alguns modelos são parafusados, então é só soltá-los usando a chave de fenda ou Philips;
  • Retire o vedante desgastado, se necessário, utilize o alicate. Em seguida, limpe a área da rosca;
  • Encaixe o vedante novo no cabeçote da torneira e rosqueie na base até o final com a chave inglesa. Por ser uma peça nova, é normal apresentar alguma resistência;
  • Ligue o registro e verifique se deu certo. Daí é só utilizar normalmente.

Troca ou limpeza de componentes da torneira ¼ de volta

  • Como dito anteriormente, feche o registro antes de começar;
  • Retire a tampa de acabamento da alavanca, onde aparecerá um parafuso;
  • Desparafuse e puxe o volante inteiro;
  • Com a chave inglesa, desrosqueie a cabeça sextavada do reparo interno;
  • Tire o anel que fica na ponta da peça e as partes em cerâmica que vedam para limpar. Repare bem onde elas estavam para poder posicioná-las depois;
  • Com um paninho ou alguma escova de dentes em desuso, limpe os pequenos discos cerâmicos que geram a pressão à vácuo, a fim de não ficar nenhum resíduo para trás;
  • Se houver qualquer avaria nos componentes, substitua por novos;
  • Monte a torneira seguindo o mesmo caminho feito ao desmontar;
  • Abra o registro e pronto!

Leia também: Dicas de como instalar uma torneira de forma simples

Obviamente, diversas razões podem acarretar uma torneira vazando, seja na cozinha, no banheiro ou na área de serviço. E caso esses procedimentos descritos não resolvam, procure a assistência técnica do fabricante ou contrate o encanador da sua confiança.

Casa das Torneiras: a melhor loja do ramo na internet!

Confira os produtos mais modernos do mercado pelo melhor preço do Brasil! A Casa das Torneiras é referência no ramo. Aproveite para adquirir também materiais hidráulicos, duchas e acessórios para banheiro e cozinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.