BLOG CASA DAS TORNEIRAS

Banheiro, Blog, Cozinha, Dicas | 20/06/2023

Conheça os principais tipos de sifão para pia de cozinha e banheiro!

Existem diferentes tipos de sifão essenciais para proteger o retorno de gases e, consequente, evitar o mau cheiro nas tubulações em sistemas de esgoto. Desse modo, é responsável por conectar a válvula de escoamento com a tubulação em pias, tanques e lavatórios.

Então, antes de comprar sifão atente-se as características dos modelos disponíveis. Para ajudá-lo a acertar na comprar, a seguir, a Casa das Torneiras preparou um conteúdo completo sobre os diferentes tipos de sifão disponíveis para a sua casa.

Ficou interessado? Continue lendo e confira dicas especiais para acertar na escolha do sifão para pia!

O que é sifão e qual sua função?

O sifão é um dispositivo utilizado para transferir líquidos por meio de tubo em forma de “U”. Isso, pois opera com base no princípio da pressão atmosférica e da gravidade. Então, sua principal função é permitir o escoamento de líquidos de um local para outro, sem a necessidade de utilizar bombas ou aplicar força externa.

Segundo a NBR 8160 (Sistemas prediais de esgoto sanitário – Projeto e execução), todos os equipamentos hidráulicos devem possuir desconectores, e no caso de pias e lavatórios, o sifão é o responsável por evitar esse retorno.

Tipos de sifão | O que é sifão e qual sua função? | Blog Casa das Torneiras

Desse modo, o uso dos modelos de sifão de pia é comum em diversas situações, como esvaziar recipientes grandes, drenar água de uma pia e transferir líquidos entre recipientes sem derramamento.

Além disso, ele atua com praticidade no processo de manutenção do reservatório. Assim, evita o acúmulo de gorduras e outros resíduos sólidos que podem causar entupimentos e danificar a tubulação.

Quantos tipos de sifão existem?

Existem vários tipos de sifões que podem ser utilizados em diferentes situações, cada um com características e aplicações específicas. No entanto, o mais comum em instalações hidráulicas é o sifão de pia!

Também conhecido como sifão de lavatório ou sifão de ralo, é usado para escoar água de uma pia ou lavatório. Em, geral, possui formato em S e contém curva que retém água para evitar o retorno de odores provenientes do sistema de esgoto.

Ademais, o sifão de vaso sanitário é utilizado em banheiros para descarregar água e resíduos do vaso sanitário. Ele possui formato curvo que cria um sistema de vedação hidráulica para evitar odores e retornos indesejados.

Quais são os tipos de sifões?

São inúmeros os tipos de sifão para pia de banheiro e cozinha, a seguir, listamos os comumente utilizados em instalações residenciais e comerciais. Confira!

1. Sifão flexível

Um sifão flexível, como o próprio nome sugere, é feito de material flexível, geralmente PVC ou borracha, que permite que ele seja dobrado e ajustado para se adequar a diferentes configurações de instalação.

Assim, é extremamente útil quando há a necessidade de lidar com desalinhamentos ou espaços limitados entre a pia e o cano de esgoto.

2. Sifão articulado

O sifão articulado é composto por várias peças que podem ser conectadas e ajustadas de maneira flexível para se adaptarem a diferentes ângulos e configurações. Além disso, oferece maior flexibilidade na instalação, permitindo que você adapte o sifão às necessidades específicas do encanamento.

3. Sifão sanfonado

Também conhecido como sifão em “S”, o sifão sanfonado possui uma seção em forma de sanfona que possibilita a expansão e contração do dispositivo. Então, é fundamental quando há movimentação ou vibração da pia, pois a sanfona ajuda a absorver os impactos e evita que o sifão se desconecte.

4. Sifão sanfonado duplo

Esse tipo de sifão possui duas seções em forma de sanfona, proporcionando maior flexibilidade e extensibilidade. Por isso, o sifão sanfonado duplo é especialmente útil em situações em que a pia precisa ser movida ou deslocada com frequência, pois permite ajustar seu comprimento conforme as necessidades.

5. Sifão com copo

Alguns modelos de sifões de pia apresentam um copo removível na parte inferior. Ele é projetado para capturar resíduos sólidos, como cabelos, evitando que entrem no sistema de esgoto e causem entupimentos. Desse modo, o copo pode ser facilmente removido para limpeza e manutenção.

Vale ressaltar que cada um desses tipos de sifão oferece benefícios específicos em termos de flexibilidade, adaptabilidade e recursos adicionais, como o copo para capturar resíduos. A escolha do sifão dependerá das necessidades do seu projeto de instalação e das especificações do encanamento.

Encontre diferentes tipos de sifão na Casa das Torneiras!

Agora que você já conhece os principais tipos de sifão e a funcionalidade desse dispositivo para a parte hidráulica do seu lar, conte com a variedade de materiais hidráulicos e sifões disponíveis na Loja On-line Oficial da Casa das Torneiras!

Conheça as condições de pagamento e parcele compras em até 6x sem juros no cartão*. Se preferir, pague no boleto bancário e ganhe 3% OFF. Boas compras!

*Consulte as condições

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.